Pregue, e se for preciso, use palavras. (Agostinho)

sábado, 17 de maio de 2008

DIP Notícias - "Pequenos milagres emocionam a China"

Em meio à destruição provocada pelo terremoto que devastou parte do sudoeste da China há dois dias, alguns pequenos milagres emocionaram e o mundo. De acordo com informações veiculadas pela agência de notícias oficial do país, a Xinhua, na província de Mianzhu, onde milhares de pessoas morreram, os soldados conseguiram retirar com vida 500 pessoas soterradas. Em outra localidade, Dujiangyan, uma grávida de oito meses foi retirada dos escombros do prédio em que morava. Minutos depois, sua mãe idosa também foi salva. Mas por trás de cada final feliz se escondem outras tragédias. “Estamos muitos felizes. Ficamos aqui gritando por dois dias. Mas ainda há três pessoas lá dentro fazendo barulho”, disse Pan Jianjun, um parente da mulher grávida.
O governo chinês lançou uma grande operação para chegar às áreas mais afetadas pelo terremoto. Ao menos 50 mil soldados foram enviados à província de Sichuan, epicentro do terremoto. O grande desafio para as equipes de resgate é Wenchuan, a cerca de 100 quilômetros da capital de Sichuan, pois além da devastação o local é montanhoso. Lá estima-se que só três mil dos 12 mil moradores sobreviveram à tragédia. Boa parte da ajuda às vítimas tem sido efetuada com a ajuda de helicópteros do Exército, que despejam comida e medicamentos sobre a área.
Segundo o governo chinês, Wenchuan estava completamente isolada do resto do país, sem energia, água ou medicamentos. Cerca de 70% das estradas de acesso à cidade foram danificadas e todas as pontes ruíram com os deslizamentos de terra. Para evacuar as vítimas, os soldados estão usando botes de plástico em riachos.
À medida que a ajuda chega a essas regiões, o número de mortos sobre ainda mais. Até a noite de quarta-feira, o terremoto já havia provocado 19,5 mil mortes, além de milhares de feridos e dezenas de milhares de desabrigados, segundo a Xinhua. Cerca de 60 mil pessoas estão desaparecidas. Outras 25 mil pessoas continuam soterradas sob construções que desabaram durante o tremor de 7,9 graus Richter, o maior dos últimos 30 anos na China, ocorrido no último dia 12 de maio.
Fontes: Agência Reuters, O Globo Online e Agência Xinhua
Oremos...
Pelas famílias enlutadas. Pelos sobreviventes. Ore para que novos milagres aconteçam. Interceda também pelos orgãos do governo chinês para que consigam prestar um serviço de qualidade para as vítimas do terremoto. Peça a Deus por fortalecimento, estratégias e ousadia para a igreja evangélica e os voluntários que atuam na China, para que sejam usados como luz e sal neste momento difícil que vive o país.

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template