Pregue, e se for preciso, use palavras. (Agostinho)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

País da Semana

IRÃ

Salvação, graça e misericórdia à uma nação cativa pelas drogas e pela criminalidade



Capital: Teerã.

Localização: sudoeste da Ásia.

Idioma: Árabe, azeri, baluche, curdo, gilaki, lur, mazandarani e turcomano.

Religião: islamismo 98%, cristianismo 0,35%.

Restrições: o islamismo é tida como a religião oficial. Portanto, há restrições para todas as outras – incluindo o Cristianismo.
Irã e seu contexto espiritual

A igreja está presente no País desde a época do Antigo Testamento. Contudo, com a chegada do islamismo no Irã, iniciou-se um período de muita opressão para os cristãos. Embora os direitos à liberdade de culto e expressão da fé estejam garantidos pela Constituição, na prática, tal liberdade é reprimida e a maioria dos cristãos são vítimas de retaliação e perseguição. Tal fato contribuiu ainda para a queda do número de cristãos nas igrejas oficiais, principalmente por causa da emigração para outros países.

Além da violência exercida pelas autoridades, os cristãos são, também, oprimidos pela sociedade. Eles têm dificuldade em achar e manter um emprego, pois são facilmente demitidos quando se descobre que são cristãos. Aqueles que começam um negócio próprio, também têm problemas em fazer a clientela.Apesar de todo esse contexto, graças à ousada fé e à coragem daqueles que têm perseverado em seu testemunho, a igreja tem se mantido de forma estruturada, organizando os cristãos em congregações ou células.


Irã carece de nossas orações. Oremos pois:

- pelo fim do narcotráfico no País, que tem gerado violência, criminalidade e doença, uma vez que muitos têm compartilhado as agulhas;- pelas inúmeras famílias que também têm sido vitimadas pelas drogas, pelo fato de familiares, parentes, filhos, esposos e mesmo conhecidos estarem presos ao vício do ópio;
- pela salvação dessas famílias e das muitas vítimas cativas das drogas.Notícia da semana
Mais de um milhão de iranianos são viciados em ópio, heroína ou outro derivado de ópio, segundo o governo, e algumas estimativas não oficiais atingem a cifra de 10 milhões de dependentes.

Fonte: portal G1 e notícias – G1.com.br. Em 4/7/08.

::Por: Marcelo Ferreira

::Fonte: site Missão Portas Abertas (portasabertas.org.br), FolhaOnline (folhauol.com.br), Portal G1(g1.com.br) e site Wikipédia Enciclopédia Livre.Adaptação: Atos Hoje.



Execução Mulher Iraniana


Jafari foi presa em março de 2007 ao lado de outras 32 feministas diante do Tribunal Revolucionário de Teerã, onde seis ativistas seriam julgadas pela participação em um congresso em junho de 2006.


A jornalista Nasrin Afzali e Marzieh Mortazi Langueroudi já haviam recebido as mesmas penas.
As feministas iranianas realizam uma campanha para obter igualdade de direitos no casamento, divórcio, herança e custódia dos filhos.


O Tribunal Revolucionário de Teerã condenou uma terceira feminista, Nahid Jafari, a una pena condicional de seis meses de prisão e a 10 chicotadas, informa o jornal reformista Etemad.


Fonte: Terra


0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template